terça-feira, 17 de agosto de 2010

ATO DE CONTRIÇÃO

ATO DE CONTRIÇÃO


Natal, fim de ano, Ano Novo chegando, é uma época oportuna para fazermos um balanço do ano que está acabando. Segue o meu:

---------------------------------------------------------------------------------------
Senhor, fiz algumas bobagens em 2008, mas especialmente, escrevi e falei outras tantas para as quais quero pedir o Seu perdão.

Perdão, Senhor, por todas as vezes que separei o Sujeito do Verbo e o Verbo do Predicado com vírgulas; é que quando eu era criança me ensinaram que a vírgula era uma pausa para respirar.... e eu acreditei.

Peço perdão ainda por ter praguejado contra o Gerente do Banco do Brasil, quando pedi um empréstimo "NO Banco" e ele recusou. Agora entendo que se tivesse pedido o empréstimo "AO Banco", talvez o Gerente o tivesse aprovado.

Perdão também por todas as vezes que quis falar difícil e impressionar, ou mesmo por puro vício, e usei "muletas" linguísticas como: "a nível de", "no sentido de", "junto a" e "através", ah, o "através", que foi usado tantas vezes quando eu queria dizer "por meio de" ou "por intermédio de".

O "no sentido de", ah, meu Pai, que poderia ter sido, e não o foi, substituído pelo simples e humilde "para".... Proteja-me, Senhor, dos modismos linguísticos, incluído aí o famigerado gerundismo (vou estar mandando, vou estar enviando, vai estar recebendo) do bom, gentil e eficiente serviço de telemarketing.

E, para aquelas vezes que escrevi cataliZador (e o Diretor adorou e nunca esqueceu), quiZ e matéria prima, peço seu perdão, pois só agora sei que cataliSador e quiS se escreve com "S", e matéria-prima SEMPRE tem hífen. Poupa-me, Senhor, do dissabor de escrever Meio-Ambiente com hífen, pois não há nem uma linha na gramática que justifique esse tracinho e Carlito não há de me perdoar....

Ajuda-me, Senhor, para que quando quiser escrever o símbolo da tonelada eu fuja do "ton" como o diabo foge da cruz. Que o meu corretor ortográfico automático do Word (ou do cérebro) seja sempre capaz de fazer a substituição do "ton" pelo simples e adequado "t".

Que eu não odeie mais aquela colega que me deixou almoçar sozinha apenas porque a convidei para almoçar ao meio-dia e meio e ela entendeu que meio-dia (12 horas) + meio (metade do dia = 12 horas) resulta em meia-noite, que não é hora de ninguém almoçar.... Quem sabe, se eu tivesse dito meio-dia e meiA (hora) ela tivesse almoçado comigo ?

Perdão ainda, Senhor, pelas tantas vezes que escrevi os meses do ano com iniciais maiúsculas (Janeiro, Fevereiro etc.), como se estivesse escrevendo em inglês. Peço ainda, que ao fazer a abreviatura dos meses (jan., fev., mar.), eu jamais grafe "maio" com "mai.", pois esse é o único mês que não admite abreviatura.

Por oportuno, lembro-me agora das inúmeras vezes que quis fazer o plural de siglas e usei o apóstofro (AS´s), mais uma vez usando inadequadamente estruturas da língua inglesa, quando quis fazer plural. Vigia-me, Senhor, para que nos plurais eu escreva sempre ASs, PMs, AFs etc.

E em casa, Senhor, peço perdão pelas vezes que reclamei quando meu filho subiu na mesa para almoçar ou jantar. Na verdade, a culpa sempre foi toda minha quando o mandei sentar "na mesa". Ele é um bom menino, Senhor, e obedece. Em sua inocência, não poderia adivinhar que queria, na verdade, convidá-lo para sentar-se "à mesa".

Enfim, apesar de ter cometido tantos erros, estou tentando melhorar e, como o que vale é a intenção, que os meus colegas tenham piedade e também me perdoem a pretensão.

Boas Festas e até 2009,

Márcia Carneiro



Vocabulário (dicionário Aurélio Século XXI):
• Ato de contrição: espécie de arrependimento pelas próprias culpas ou pecados.
• Apóstofro: sinal em forma de vírgula (´) para indicar supressão de letra(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário